Comunismo

Comunismo

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Conteto Histórico

 
   Karl Heinrich Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. 
       Nasceu em Tréveris, na antiga Prússia (hoje Alemanha), no contexto de surgimento das indústrias, desenvolvimento econômico e da formação da classe responsável pela produção. Classe esta que mais tarde ele viria a chamar de classe operária. 
    Este contexto interferiu diretamente em suas teorias como, por exemplo,o conceito de alienação do trabalho, mais valia, luta de classes, etc..., tudo isso Marx constrói em pensamentos e teorias acerca do que vive na realidade e é nesse cenário político e econômico que surge um dos maiores pensadores do século XIX .

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Influências Teóricas

George F. Hegel – Que foi professor e reitor da universidade de Berlim, na qual Marx estudou (Filosofia clássica alemã);

Ludwig Feuerbach – De quem aderiu os conceitos materialistas nos quais acreditava (Filosofia clássica alemã);

Socialistas Utópicos – Saint-Simon, Robert Owen;


Economistas Britânicos: Adam Smith e David Ricardo.

Principais Obras:

O Manifesto Comunista (1848): Em parceria com Friedrich Engels, critica a propriedade privada e o modo de produção capitalista (que privilegia os detentores dos meios de produção) e a forma com que a sociedade acabou se estruturando em função disso. O manifesto Também busca demonstrar que o proletariado pode organizar-se para reverter essa situação, na chamada luta de classes.


O Capital: Um conjunto de livros (sendo apenas o primeiro publicado enquanto Marx ainda era vivo, pois todos os outros são de publicação póstuma), considerados um marco no pensamento Marxista, pois expõem conceitos econômicos complexos como o da mais-valia, dos diferentes tidos de capital e da produção capitalista como um todo.





O 18 Brumário de Luís Bonaparte: Analisa o que levou a Revolução de 1848 para o golpe de Estado de Napoleão, 1851, na França, interpretando o fato.

Objeto de Estudo

O Capitalismo Sob a Ótica da Luta de Classes:

A Luta de Classes é a situação de confronto entre a burguesia e o proletariado; Se apresenta nos terrenos econômicos, ideológicos e políticos. É uma força motriz por trás das grandes revoluções da história. 





















Método de Análise

Materialismo Dialético:
       - Baseado em Demócrito e Epicuro sobre o materialismo e em Heráclito sobre a dialética.
      - Dialética significa: Do grego, dois logos, duas opiniões divergentes.
    - Marx defende o materialismo dialético, superando as conclusões de Hegel Feuerbach.

Dialética Hegeliana:  Idealismo, pois nega a realidade individual das coisas distintas do “eu”.
Dialética Marxista: Realista, ou seja, admite a realidade distinta.
Materialismo de Feuerbach: Visão estática da realidade.



* O mundo material é dialético, está em constante movimento e, historicamente, as mudanças ocorrem em função das contradições promovidas pelas diferentes classes sociais dos meios de produção.

Principais Conceitos:

* Aparelhos Sociais.

* Luta de Classes

* Salário

* Infraestrutura e Superestrutura

* Comunismo

* Alienação

* Mais-Valia

* Fetichismo na Mercadoria

Aparelhos de Reprodução Social:

     Para atender suas necessidades, o homem produz seus meios de vida. Marx acredita que, para viver, o homem necessita de comida, água, abrigo e vestes. Porém, ao prover-se do que necessita, o homem gera novas carências, que são, portanto, simples exigências naturais ou físicas, mas produtos das relações sociais. As atividades e experiências humanas são, continuamente, transformadas pela ação das sucessivas gerações, e o resultado delas são acumulados e transmitidos pela cultura. Temos, como exemplo, igrejas, escolas, e reformatórios que utilizam-se de força física ou aparato ideológico. 

Tipos: 

Aparelhos de Repressão: A polícia, prisões.



Aparelhos Ideológicos do Estado: Mecanismos criados pela classe dominante para garantir permanência no controle dos meios sociais, através da persuasão psicológica e da ideologia. 

Luta de Classes

A história das sociedades cuja estrutura produtiva baseia-se na apropriação privada dos meios de produção pode ser descrita como a história das lutas de classes, ou seja, essas sociedades trazem seu fim em si próprias. Para o materialismo histórico, a luta de classes relaciona-se diretamente à mudança social, à superação das condições existentes. A consciência das classes conduz, à sociedade capitalista, a formação de associações políticas que buscam a união solidária entre os membros da classe oprimida, com vista à defesa de seus interesses e o combate aos opressores.  


Salário

É o valor da força de trabalho, considerada como mercadoria. O salário deve garantir as condições de subsistência do trabalhador e de sua família.


Infraestrutura e Superestrutura

Infraestrutura:  Determina o funcionamento e desenvolvimento da sociedade. Tudo que está relacionado à base econômica que possui mecanismos ligados a produção material como fábricas, comércio e agricultura. 

* Meios de Produção; * Relações de Produção;

Superestrutura: Elementos que fazem parte da ideologia, como cultura, religião e educação. Todos esses elementos subordinam-se de alguma forma aos interesses econômicos das classes dominantes.

* Leis; *Direiro; *Moral; *Normas;

Comunismo

     O "comunismo puro", no sentido marxista, refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida.


Referências de Comunistas (ou pseudo-comunistas):





Alienação

     Capaz de ameaçar o trabalho e a consciência humana desde seus primórdios, a alienação afeta principalmente o homem do mundo moderno, em que as relações sociais se tornam cada vez mais determinadas por seu aspecto mercantil ou econômico-financeiro.
     Alienação é a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra portanto uma dimensão objetiva - a realidade alienante - e a uma dimensão subjetiva - o sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio


Mais-Valia

Valor do trabalho não pago ao trabalhador.

       Absoluta: Aumento da jornada de trabalho mantendo o salário constante (+ tempo no trabalho); 


      Relativa: Ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização (+ intensidade no trabalho); 


Fetichismo na Mercadoria


Contribuições para o Direito:

Direito Positivado: Que visa apenas à aplicação de leis;

Monismo Jurídico: O reconhecimento de apenas uma ordem jurídica, estatal ou natural, onde o direito se confunde com o estado;

Essência do direito: Sempre é referida à vontade da classe dominante. 

Tabela de Comparação: Durkheim - Marx

 Temas:
Durkheim
Marx
Como analisa a sociedade
Partem da visão macro sistemática da sociedade para a micro sistemática.
Trabalho
O trabalho, elemento de função moralizadora do homem, define o papel do indivíduo na sociedade.
O trabalho é a essência do homem, porém o capitalismo se apropria do trabalho (crítica de Karl Marx).
Objetividade/
Cientificidade
Descreve, conceitua algo de forma direta, clara ou concisa sempre ligado ao campo da razão.
Método de Estudo
Materialismo Funcionalista
Materialismo Histórico Dialético
Principal Característica da Modernidade
Divisão Social do Trabalho
Modo de Produção Capitalista
Postura
Conservadora
Revolucionária
Divisão do Trabalho
Integração e Coesão
Conflituosa e Dominadora
Objeto de Estudo
Fatos Sociais
Capitalismo
Epistemologia
Naturalista
Dialética
Problemas Enfrentados
Anomia e Exploração
Alienação e Exploração do homem

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Deixas de Ser e Passas a Ter

         Quanto menos comes, bebes, compras livros e vais ao teatro, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas esporte, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim todas as paixões e atividades são tragadas pela cobiça.